O que rolou na Adventure Sports Fair

O que rolou na Adventure Sports Fair

postado em: Edinho Ramon | 0

Aconteceu na última semana, de quarta à domingo, a Adventure Sports Fair. Famosa feira de esportes e turismo de aventura, uma das maiores da América Latina.

Para nós do Sua Casa é o Mundo a data da feira não era tão adequada. A Bia está a menos de um mês do Ironman Rio 70.3, o sonho dela para 2016. E eu não tinha alguns compromissos importantes. Porém, com o encontro da Rede de Blogs Outdoor (RBO) e com a possibilidade de ministrarmos uma Oficina de Aventura compartilhando o amor pelas corridas de montanhas e ultramaratonas, resolvemos nos organizar e fazer uma forcinha.

O problema da Bia foi facilmente resolvido, ela adaptou os treinos na piscina para o começo da semana e descobriu a USP e o ibira como ela contou no post dela. O meu jeito foi tirar férias no trabalho e lá fomos nós.

Adventure Sports Fair

A feira de aventura rolou na São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes, perto do Jardim Botânico de São Paulo. Quando chegamos lá me assustei com o tamanho  do lugar e mais ainda quando vi o preço do estacionamento: R$40,00.

A feira tinha algumas atrações no estacionamento como base jump, test drive de motos e carros. Na parte interna de cara me deparei com diversos veículos 4×4 e um pequeno avião. Estranhei um pouco, a Bia chegou até perguntar se avião era aventura. Falei com ela dos nossos saltos de paraquedas e tentei achar normal aquele avião por ali.

Caminhamos, meio sem saber para onde ir, tateando a feira como uma criança com brinquedos novos e não achamos muita graça. Encontramos um estande com materiais de trekking/montanhismo com pouca variedade e uma loja de roupas. Na verdade a minha expectativa para os equipos foi bem frustado.

Pontos Altos da feira

Maior que a minha expectativa por produtos e serviços era por experiências. Há alguns anos quando começamos o Sua Casa é o Mundo o nosso principal objetivo era motivar pessoas a se conectarem com a natureza através do esporte. Hoje entendo que o que mais amo no Sua Casa é o Mundo são as pessoas com quem entramos em contato. E nisso a feira foi extremamente positiva.

No primeiro dia assistimos algumas  Oficinas de Aventura e a que mais gostamos foi do casal Eliana Garcia e Rodrigo Telles do clube de cicloturismo. Eu e Bia estamos falando em passar o reveillón pedalando pelo Jalapão há algum tempo. Fomos à feira na expectativa de ampliar nosso conhecimento sobre viagens de bike. A primeira coisa que fizemos ao acessar a internet depois do primeiro dia de feira foi comprar nossas passagens para Palmas. =D

No segundo dia o ponto alto ficou por conta da palestra do Alexandre Socci sobre fotografia extrema. No meu caso que sou apaixonado por fotografia, foi mais que fonte de inspiração. Claro que o tempo era pouco e ele não aprofundou muito, mas ampliou meus horizontes em direções bem interessantes.

O terceiro dia era o dia da minha oficina, mas antes tinha duas oficinas sobre cicloturismo que eu já tinha anotado direitinho a data/hora. Oficinas do André Schetino do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta e do Fábio Almeida do Pedal Nativo. Depois ainda descobri que ambos também são da RBO. Grata surpresa.

Falando em RBO, outro ponto forte do evento foi o encontro da Rede. Como fazemos parte desse time há pouco tempo ainda não conhecíamos pessoalmente a galera e achamos muito positivo o contato. Tanto pela oportunidade de conhecê-los quanto pelos temas discutidos e pelos aspectos abordados na reunião.

Oficina de Aventura – Corrida de Montanha e Ultramaratona

oficina de aventuraCom a escassez de tempo e competindo com uma barulheira horrível da feira vizinha da ASF ministrar a Oficina de Aventura não foi tão simples, mas também foi positivo. Na sexta-feira a sala não ficou tão cheia quanto no sábado, mas interagir com a galera interessada nesse esporte que gosto tanto foi muito positivo.

Procurei compartilhar o amor que desenvolvi por esse esporte maravilhoso; importância do acompanhamento de um profissional de educação física e de uma nutricionista; as principais características das provas, do treinamento e da preparação para esse tipo de desafio.

Amizades e aventuras

familia de amigosTem uma frase que me encanta muito que diz “tão importante quanto as atividades que desenvolvemos são as relações interpessoais que surgem“. Visitar São Paulo é a certeza de reencontrarmos pessoas queridas que conhecemos em alguma dessas andanças.

Ficamos hospedados na casa da Fer, que já compartilhou conosco uma trip com muito trekking na Patagônia Chilena. E também visitamos nossos amigos Hugo e Maíra e discutimos alguns bons projetos que vêm por aí. Fechando com chave de ouro, todos juntos acompanhamos a Copa Five Ten de Boulder no ginásio da Casa de Pedra.

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Deixe uma resposta