Bonito – MS, minha primeira trip sozinha

Bonito – MS, minha primeira trip sozinha

Viajar sozinha não estava nos meus planos. Sempre que falava com alguém sobre viagens e as pessoas me contavam que tinham viajado pelo Brasil ou pelo mundo eu não absorvia bem essa ideia, achava que seria solitário e estranho não compartilhar momentos com as pessoas. Até que em 2013 embarquei na minha primeira viagem sozinha e amei.

Não estava planejando viajar e estava em um momento bastante tumultuado da minha vida. Em meio a total desordem interna e externa em que me encontrava decidi que era hora de parar um pouco e tirar 10 dias de férias. Decidida que iria viajar mergulhei na internet atrás de vários destinos. A primeira ideia que me veio foi viajar de carro, sair estrada a fora. Mas, pensando melhor não achei que era o momento de encarar esse desafio. Então depois de muito pesquisar escolhi Bonito/MS.

Não poderia ter escolhido destino melhor. Bonito é um lugar incrível que sempre tive vontade de conhecer. E depois que conheci super recomendo a pessoas de todas as idades e com diferentes interesses.

12596781_10206751861809909_1610091317_o

Onde Ficar?

Procurando na internet por hospedagem achei o Bonito Hostel e foi para lá que eu fui. Depois do destino essa foi a segunda opção muito acertada da minha viagem. Ficar em um hostel é ótimo para quem viaja sozinho e não está procurando a solidão. O bonito hostel é um lugar muito agradável super arrumadinho e tem opções de hospedagem coletiva e quartos individuais. Eu embarquei nos coletivos. Mais econômicos e uma boa oportunidade de fazer amigos.

Comprada a passagem e reservada a hospedagem, em uma semana após a minha decisão de viajar embarquei para um dos destinos mais incríveis que já estive.
12625812_10206751848209569_1815988262_n

Como chegar?

Chegar em Bonito partindo do Rio de Janeiro não foi muito rápido. Peguei o vôo no galeão, fiz escala em São Paulo e de lá fui para Campo Grande onde peguei o transfer para Bonito. Já no caminho do aeroporto para o transfer conheci a Renata que estava indo para o mesmo destino que eu. A Renata é uma fotógrafa que tem a viagem como lema de vida e para ela era só mais uma das muitas viagens que fez

Depois de aproximadamente 4 horas de viagem na estrada entre Campo Grande e Bonito cheguei ao local aonde passaria os próximos 10 dias de férias. Optei por chegar em Bonito sem nenhuma reserva prévia de passeios, mas se a ideia for ir para a região em alta temporada ou em período de feriados recomendo fortemente que não se faça isso. Assim que cheguei na pousada aproveitei para fazer a reserva de alguns passeios que desejava fazer e aproveitei para encaixar alguns deles com a nova amiga que tinha feito pelo caminho.

O que fazer?

Bonito tem inúmeras atrações incríveis: flutuações, grutas, cachoeiras. Escolher aonde ir não é tarefa muito fácil, mas eu tinha 10 dias e não estava com pressa. Defini metade dos meus dias e deixei o resto em aberto para ver o que iria aparecer.

Logo no inicio optei por ir no Rio da Prata, Boca da onça, Aquário natural, Grutas do lago Azul, Gruta de São Miguel, Abismo Anhumas, Buraco das Araras e Lobo Guará aventura. Para chegar nos locais dos passeios é preciso pegar uma van, pois são distantes do centro da pequena cidade de Bonito. O próprio hostel tem uma agência que faz a reserva dos passeios e organiza o transporte de forma a baratear a viagem. Quem contrata os passeios pelo hostel tem um bom desconto e o transporte compartilhado facilita muito também. Algumas pessoas optam por alugar carros e assim terem mais autonomia, porém as estradas não são muito boas e na van sempre é um bom local para começar a bater um papo e fazer novas amizades.

12636842_10206751805448500_221210378_oApós todos esses passeios agendados quando cheguei, ainda optei por fazer o Rio Sucuri, ir ao Eco Park na Ilha do Padre andar de caiaque, flutuar na Nascente azul, ir ao Rio do Peixe e Visitar o Balneário Municipal. E ainda tive tempo de ficar uma tarde inteirinha de folga na piscina do hostel só curtindo um solzinho e descansando um pouco. Fiquei triste de não poder visitar a Lagoa Misteriosa porque na época que fui (novembro) ela fica fechada devido a proliferação de algas. E ainda fiquei na vontade de ir a uma fazenda no Pantanal fazer o passeio para observação dos animais típicos da região e fazer um passeio de barco pelo Rio. Logo, passei muitos dias, vi muita coisa e ainda quero voltar.

De todos esses passeios recomendo todos fortemente (rs).  As flutuações são bem diferentes, cada rio tem a sua peculiaridade. A cor do Sucuri impressiona, mas o aquário natural faz com que a gente se sinta literalmente dentro de um aquário devido a intensa vegetação e vida do Rio, o Rio da Prata é mais imponente com muitos peixes grandes e está em uma fazenda maravilhosa que serve um almoço inesquecível. Entre as opções de gruta não tem como não ir na Gruta do lago azul, cartão postal de Bonito. A cor da água é realmente impressionante, local para admirar. Já o abismo Anhumas é para os aventureiros e por isso mesmo um dos meus locais preferidos. Para chegar a gruta é preciso descer 72 m de rapel e o pior, ascender esses mesmo 72 metros no final. Mas, o que nos aguarda lá embaixo é realmente maravilhoso e vale o esforço mesmo dos menos corajosos. Para essa atividade é feito um treinamento no dia anterior em que a equipe verifica as condições da pessoa para realizar a atividade. Vi pessoas de várias idades e com uma grande diversidade de preparo físico fazendo o passeio. Mais lentas ou mais demoradas o importante é conseguir descer e subir da gruta.

12596122_10206751815568753_233162446_n

O local de cachoeira que mais gostei foi a Boca da Onça. Uma fazenda super gostosa também com um almoço muito bom que nos aguardava após a caminhada e banhos de rio. Não posso deixar de mencionar também o Lobo Guará aventura. Um passeio de bike por trilhas com direito a uma parada para se refrescar no Rio Formoso e uma pausa para plantarmos uma árvore. Um projeto bem legal de reflorestamento da mata original e um momento mágico para compartilhar com os mais dispostos a uma atividade física.

12620741_10206751856969788_1368720149_oCada passeio de Bonito tem o seu encanto, mas porque recomendo Bonito como um ótimo destino para se iniciar na aventura de viajar sozinho sem buscar a solidão? Porque em Bonito você precisa fazer todos os passeios com um guia e são fechados grupos que fazem juntos as atividades. Assim, nos passeios podemos compartilhar os momentos e dividir as emoções com todos que estão ali aproveitando e curtindo a natureza com seus familiares, amigos e sozinhos também.

Depois de desmistificar a ideia de viajar sozinha, hoje iria para qualquer lugar. Quando a gente rompe uma barreira nada mais nos limita. Se a sua vontade é sair pelo mundo ou pelo Brasil e conhecer novos lugares não deixe de fazê-lo por falta de companhia. Viajar sozinho é libertador. Você pode ser você mesmo, fazer o que tem vontade e não depender de horários e costumes de mais ninguém. Isso não quer dizer que eu não ame viajar com a minha família e com meu namorado. Na verdade, continuo viajando muito mais acompanhada do que sozinha, mas o importante é romper com o fator limitador, saber que posso ir a qualquer local sozinha ou não e me divertir imensamente.

Dicas Rápidas:

– Se você tem vontade de viajar sozinho, mas tem medo de se sentir só escolha um roteiro com passeios em grupos;

– Se a ideia da viagem for conhecer pessoas e trocar experiências, recomendo a hospedagem em algum hostel;

– Bonito é um lugar incrível. Se você tiver 4 dias ou 10 dias para visitar você com certeza não vai se arrepender de viver cada momento por lá;

– Bonito não é um destino de aventura e sim de ecoturismo, mas para os mais agitados dá para inserir uma dose de adrenalina com o rapel, o mergulho e a bike.

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

3 Respostas

  1. Alexandra
    | Responder

    Boa adorei seu blog e suas dicas sobre Bonito. Minha vontade aumentou 100% em conhecer o mais rápido possível esse paraíso . Parabéns @blogfourtrip

    • Bia Carvalho
      | Responder

      Obrigada!!! Fico muito feliz que tenha gostado do nosso site! Não deixe de conhecer Bonito, sem dúvida é um destino encantador! Bons Ventos! @carvalhobeatriz @suacasaeomundo

  2. Adriana
    | Responder

    Parabéns pelo blog, adorei suas dicas, Bonito MS parece mesmo ser um lugar incrível. Sempre encontro pacotes para Bonito em https://www.agenciasucuri.com.br/Pacotes-de-Viagem-para-Bonito

Deixe uma resposta