Cachoeira do Formiga – uma cachoeira maravilhosa no Jalapão

Cachoeira do Formiga – uma cachoeira maravilhosa no Jalapão

postado em: Aventuras, Outdoor, Trips | 0

Dando continuidade a série de post sobre o Jalapão, Cachoeira do Formiga.

A Cachoeira do Formiga, no Jalapão, é um paraíso natural. Apesar da pequena queda d'água, possui águas cristalinas, de temperatura muito agradável e diversos pequenos peixinhos que embelezam a paisagem.

O motivo da coloração da água está relacionada a presença de calcário. Para completar a paisagem paradisíaca, ao redor da piscina natural a vegetação é intocada. É comum encontrar diversos animais.

Quanto custa visitar a Cachoeira do Formiga?

A cachoeira do Formiga é uma das atrações mais caras do Jalapão. A entrada são R$20,00. Se você optar por acampar no local o preço passa a ser R$30,00.

Imagens da Pedra Furada no Jalapão

Como Chegar na Cachoeira do Formiga no Jalapão

A Cachoeira do Formiga está localizada entre a cidade de São Félix - TO e Mateiros - TO. Saindo de São Félix siga pela estrada de terra durante 52 km. No km 52 você encontrará uma saída à esquerda com muita areia clara e fina. Saindo de Mateiros, você rodará por 28 km até encontrar a mesma saída. Mas nesse caso será à direita.

O caminho que liga a Cachoeira do Formiga à estrada São Félix - Mateiros é um trajeto de areia fina e fofa. Bem ruim de andar. Se o carro não tiver tração nas quatro rodas, muito provavelmente você pode ficar atolado nesse trajeto.

 

Nossa Experiência na Cachoeira do Formiga

Nossa trip pelo Jalapão era no estilo bikepacking, gravando um filme documentário. Ou seja, nossas bikes estavam pesando muito!

Quando nos contaram sobre o caminho, lembramos do quanto empurramos a bike na Serra da Muriçoca e nos trechos próximos das Dunas do Jalapão. Optamos por acampar no Camping do Vicente, 2,5 km a frente da entrada da Cachoeira do Formiga. Deixamos os materiais pesados para as bikes ficarem bem leves e saímos bem cedinho para a cachoeira. Nossa intenção era pegar a areia o mais compacta possível para conseguir pedalar, funcionou.

O que não funcionou foi que o nosso plano era ficar algumas horas na cachoeira e seguir nosso caminho. Doce ilusão. Aquele lugar é apaixonante e foi eleito o palco do nosso reveillon (era 31 dez). Rapidamente os planos mudaram e eu e o Leão pegamos uma carona com o Carioca da Deserto do Jalapão e buscamos a bagagem. 

cachoeira do formiga no jalapao-8
Edinho e a apnéia - Cachoeira do Formiga no Jalapao

Sabe aqueles lugares onde você volta a infância? A cachoeira do Formiga é um desses. Com uma água muito clarinha, na temperatura ideal para nadar de dia e de noite. Brincamos, fotografamos, filmamos. Nadamos contra a corrente, saltamos de árvore, carregamos pedra treinando a apnéia. Fizemos bagunça, acampamos, comemos e fizemos amigos. Descobrimos o delicioso suco de Buriti, descansamos e brindamos um ano novo que se iniciava. Repleto de aventura, contato com a natureza, felicidade e amor.

Você merece viver essa aventura. A cachoeira do Formiga é daqueles picos que não tem como se arrepender, visite!

 

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Deixe uma resposta