Capitão Fantástico – Filme

Capitão Fantástico – Filme

Dados Técnicos

Filme: Capitão Fantástico 
Direção: Matt Ross
Gênero: Comédia dramática
Duração: 120 min
País: EUA

 

Sinopse

O filme conta a história de uma família com 6 filhos que vive longe da cidade e da civilização. Em meio a floresta a família vive uma rotina de muitas aventuras, estudos e uma educação fora dos padrões sociais. 

A família é gerida por Ben uma vez que a matriarca da família encontrava-se hospitalizada há cerca de três meses e vem a falecer. 

Com o falecimento da esposa, Ben e os filhos resolvem ir ao seu enterro e assim acabam por vivenciar novas experiências. Enfrentam as dificuldades do convívio em sociedade e surgem os questionamentos a respeito do modo como a família optou por criar seus filhos.

 

Nota da Bia

O que mais me chamou a atenção no filme é o questionamento que ele traz a tona. Existe uma forte crítica por parte de Ben (pai da família que vive isolada) com relação a cultura capitalista. Assim, ele opta por formar seus filhos com valores diferentes dos vividos pela sociedade de uma forma geral. Contra a cultura do consumismo e a favor de uma educação. Não educação apenas voltada para os livros, mas para todo o desenvolvimento do ser humano. 

Com uma rotina que envolve treinamentos físicos diários, meditação e muita leitura. Ben consegue provar que foi capaz de educar seus filhos com uma base cultural ampla e preparo físico digno de atletas.

Porém, no filme, fica claro que a falta de convívio com outras pessoas torna os filhos de Ben "seres estranhos". Já na puberdade seu filho mais velho enfrenta dificuldade de relacionamento com as mulheres. Além disso, todos tem dificuldades de conviver com a cultura completamente diferente da que forma criados.

Fica a lição da necessidade constante da busca pelo caminho do meio. De fato é preciso que formemos seres humanos mais críticos e com uma educação integrada. Desenvolvendo nas novas gerações todo tipo de habilidade tanto física como mental. Porém, o isolamento total da sociedade pode não ser a melhor forma de contornar as críticas que temos a ela. 

Fica a dica de um bom filme que faz pensar  como queremos conduzir a educação dos nossos filhos e como podemos conviver em sociedade sem que estejamos completamente de acordo com os moldes por ela imposto.

Trailler

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

2 Respostas

  1. Claudia
    | Responder

    Fiquei curiosa !
    Vou assistir.
    Boa dica!!

    • Edinho Ramon
      | Responder

      Oi Claudia! Gratidão pelo comentário.
      Vale a pena, nós adoramos.

Deixe uma resposta