Comida para Camping e Trekking

Comida para Camping e Trekking

postado em: Bia Carvalho, Dicas | 4

Quando a gente pensa em passar uns dias na montanha uma dúvida que sempre surge é: “O que vamos comer?” Longe de qualquer civilização a possibilidade de faltar alguma coisa assusta, diferente de quando pensamos a comida para camping em lugares de fácil acesso. Não deve ser muito agradável passar fome quando se precisa de energia para caminhar e levar peso extra, de fato, não é uma opção.

Diante disso e após muitos erros e acertos, a Expedição Roraima surgiu como um desafio: 8 dias da montanha com independência total de comida. Éramos eu e o Edinho para levarmos em nossas mochilas, além dessa comida, o equipamento necessário para acampar, barraca, isolante, saco de dormir, roupas, fogareiro e etc.

prep_comida_trilha_montanha_roraima_kukenan

8 dias auto-suficiente

Depois de muito pesquisar e com base em nossas experiências anteriores pensamos em levar comida suficiente para um bom café da manhã, comidinhas para durante o dia de caminhada e uma boa refeição que seria feita quando chegássemos no camping. Com tudo comprado, recebemos a visita de um casal de amigos que mora na Suécia e que nos trouxe de presente de Natal algumas comidas liofilisadas suecas que deram uma incrementada na relação de coisas que estávamos levando para expedição.

Eu tenho um certo problema com relação a proteína do leite da vaca, por isso incluímos no cardápio itens como proteína vegan e queijo pecorino. Todas as comidas liofilisadas e até o chocolate foram comprados pensando também nesse detalhe. Já o Edinho não tem esse problema, então ele me acompanha nas comidas que dividimos e compramos algumas coisas como salame e whey protein para o consumo dele.

Relação de comidas que levamos:

– 4  arroz com brócolis  (sublimar – liofilizados)

– 4  frango disfiado com salsa (liofoods)

– 4  arroz com carne seca e purê de batata doce (sublimar – liofilizados )

– 1  canja (liofoods )

– 1  açai (sublimar)

– 2  steak bar BBQ (sueco)

– 1  macarrão à bolonhesa (real turmat  – sueco – liofilizado)

– 1  carne de porco com arroz (real turmat  – sueco – liofilizado)

– 2  macarrão espaguete

– 2  atum

– 2  sardinha

– suplemento vegan 1 dose por dia – Biaprep_comida_trilha_montanha_roraima

– leite de soja soymilk banana – 1 lata

– whey protein  ( 2 saches suecos)

– chá ( 2 que rende 2 doses sueco)

– 25  saches de chá nacional

– queijo pecorino – 410g

– manteiga – lata

– tapioca – 500g

– pão de centeio – 500g

– pão tipo Rap10 – 2 pacotes

– salame – 300g

– 4  molho de tomate heinz saquinho

– 2  biscoito nesfit

– 4  purê de maçã

– 1  nesfit sucrilhos

– 1  granola 500g

– 10  cappuccino dose única

– 32  barra de cereal

– 4  chocolate amargo hersheys

– amendoim salgado – 450g

-1  banana da com chocolate tochas

– bananada 500g

– castanha de caju salgada – 200g

– morango glaceado – 316g

– pêssego em tira – 168g

– banana chips com mel – 276g

– abacaxi desidratado com canela – 266g

– pera seca – 140g

– tâmara gigante 226g

Divisão das refeições

Dividimos as refeições da seguinte forma:

  • Café da manhã: pão árabe ou de centeio ou tapioca; frutas secas e cereal. Para beber: cappuccino ou chá e eu sempre tomava a proteína vegan batida com leite de soja.
  • Lanches: bananadas, amendoim, biscoitos, barra de cereal, salame e etc.
  • Refeição: comíamos uma liofoods cada ou dividíamos 1/2 pacote de macarrão com uma lata de atum ou sardinha e um molho de tomate.

A quantidade de comida levada foi suficiente. Fizemos a conta certinha e tivemos uma alimentação balanceada e que nos deu a energia que precisávamos. Optávamos por comer um lanche de 50 em 50 minutos nos dias mais pesados de caminhada o que deu muito certo. Os dias quer não quis fazer isso senti minha energia minar muito mais rápido do que deveria.

Com relação aos liofilizados eu indico por serem leves e práticos, porém os da marca Sublimar não nos agradou o paladar, os Liofoods não são gostosos, mas são melhores do que o da Subliimar. Agora se você tem algum amigo sueco peça os liofilizados de lá de presente! São uma delícia, bem temperados e mais leves que os nossos por serem embalados a vácuo.

A porção programada de macarrão foi suficiente para nós e toda a comida funcionou muito bem. A única coisa que entrou na nossa listinha para melhorarmos foi: mais chocolate!!!

Se vocês tiverem alguma dica para dar pra gente de comidas que costumam levar para essas situações mandem pra gente. É ótimo dar uma diversificada e aprender novas receitinhas que já deram certo.

prep_comida_trilha_montanha_roraima

DICAS RÁPIDAS

  • Separe a sua comida por dia. Assim você não corre o risco de comer todos os seus snacks antes da trip acabar. Nós costumamos separar tudo em saquinhos de sacolé;
  • Preste atenção no valor energético que você precisa consumir. Snacks doces e salgados são importantes para aquele empurrãozinho que o organismo precisa para se movimentar;
  • Procure consumir alimentos em intervalos curtos e regulares;
  • Tenha cuidado com suas restrições alimentares, não é legal ter problemas intestinas na montanha; e
  • Não se esqueça de voltar com todos os seus resíduos.

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

4 Respostas

  1. Monica
    | Responder

    Oi Bia! Tem como saber quanto vocês gastaram?
    Bjs

    • Bia Carvalho
      | Responder

      Oi Monica! Os preços vão variar bastante dependendo do local de compra, mas nós gastamos aproximadamente R$600,00 com a comida para todas as refeições para todos os 8 dias para 2 pessoas, o que dá aproximadamente R$ 37,50 por dia por pessoa. Abraços!

  2. Julien Sorel
    | Responder

    Olá,

    Sobre os liofolizadas, o corpo de vocês reagiu bem aos 8 dias de alimentação “não sólida”?

    • Edinho Ramon
      | Responder

      Olá Julien, desculpe-nos pela demora em responder. Não entendemos o que vc quer dizer com comida não sólida. Comida liofilizada, resumindo bem é uma comida desidratada que após hidratada e aquecida se aproxima bem da comida que estamos acostumados a comer.

Deixe uma resposta