Como começar no Trail Running

Como começar no Trail Running

postado em: Aventuras, Dicas, Esportes | 0

Como começar no Trail Running

Dando continuidade a nossa série sobre Corrida de Montanhas, agora que já entendemos o que é Trail Running vamos entender como começar nesse esporte maravilhoso que tem atraído tanta gente.

trail running

Primeiros passos

Para as pessoas que nunca tiveram nenhum contato com a corrida, sugerirmos começar a correr no asfalto para adquirir confiança e entender a mecânica do movimento. A melhor opção é procurar um profissional de educação física e realizar esse processo com um acompanhamento profissional. Para aqueles que já estão acostumados a correr, já se sentem confortáveis em provas na casa dos 10km e desejam experimentar essa transição para as trilhas, garantimos que o Trail Running não é nenhum bixo de sete cabeças.

trail runningTenha calma

A irregularidade do terreno é a principal diferença da corrida de rua para o Trail Running. Essa mudança fará o seu pace despencar. Principalmente nos primeiros treinos você vai perceber que sua velocidade será bem inferior a praticada no asfalto. Não se assuste e acostume-se com essa ideia. Superar obstáculos, aclives e declives alteram a nossa cadência. Trabalhe a sua mente para entender esse processo. Por vezes você trotará, caminhará e correrá forte no mesmo quilometro.

Fortaleça o core

O trabalho de fortalecimento é outro ponto fundamental, particularmente do core. Quando comparado com a corrida de rua observamos que esses grupos musulares costumam ser bem mais exigidos no trail running. A maneira de superar a instabilidade que encontramos nas corridas é trabalhando os músculos estabilizadores do corpo (core) e fortalecendo os músculos estabilizadores das articulações. Treinamentos funcional, musculação e Pilates são excelentes para atingir esses objetivos.

Vá pro mato sempre que possível

 

Sabemos que na maioria das cidades não é tão simples encontrar trilhas para treinar durante a semana. Isso não é um aspecto impeditivo para se tornar um trail runner. Experimente continuar realizando seus treinos de corrida de rua e substitua o treino longo do final de semana no asfalto por alguma trilha. Calcule o tempo necessário para percorrer a distância planejada e corra esse tempo nas trilhas. Desapegue da distância. Pode até deixar o GPS em casa e aproveite o visual. trail running

Primeira Prova

Existem diversas provas de Trail Running no circuito nacional. As competições variam de 6 a mais de 200 km. Procure estreiar na trilha em uma distância que já tenha percorrido no asfalto. Dois excelentes portais para encontrar boas provas são os sites:

Cuidado!!!

Tenha muito cuidado com o que desejas, o seu desejo pode se tornar realidade! Hahahahaha.

 

 

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta