postado em: Europa, Trips | 0

Gorges du Tarn é uma belíssima região no sul da França. A tradução literal de Gorges é garganta e as gargantas do Tarn formam um típico cânion no Maciço Central Francês. O rio Tarn, de águas cristalinas, fica cravado no meio de grandes penhascos rochosos entre o Causse de Mejeán e o Causse de Sauveterre, formando o Gorges du Tarn.

Fonte: http://www.oiseauxethologie.fr

 

Gorges du Tarn

Uma boa maneira de conhecer este roteiro é acompanhar o curso do rio Tarn, com especial destaque para o trecho entre Le Rozier e Ispagnac. Um percurso de cerca de 50km que passa por pequenos vilarejos muito interessantes.

O Gorges du Tarn tem uma beleza natural muito peculiar, mas também surpreende por suas cidades medievais. Uma arquitetura singular, que nos faz ter a impressão de estar mergulhando em livros e filmes. Pontes de estilo gótico, pequenas praias de rio aos pés das falésias e restos de castelos feudais.

A melhor vista panorâmica da região é o Point Sublime, que fica próximo da pequena vila de Saint-Georges-de-Lévéjac.

Belezas do Gorges du Tarn

De carro pelo Gorges du Tarn
Como chegar?

O Gorges du Tarn é um destino interessante para ser visitado de carro.

Os aeroportos mais perto são de Montpellier e Toulouse.

Desde Montpellier, siga pela N109 até a A750 e em seguida dirija pela A75 até Millau.

Desde Toulouse siga pela A68 até Millau.

Se a opção for vir de Paris, siga pela A71 ou pela A77 até pegar a A75 e dirija para Millau.

Desde Millau, siga na direção nordeste pela estrada D907 que corta todo a região.

 

 

Onde ficar? 
Camping Municipal de Le Rozier

Nossa opção nessa road trip era tentar acampar selvagem sempre que fosse possível.

A segunda alternativa seria ficar em algum camping. O que acabou acontecendo bastante, principalmente devido a necessidade de energia para carregar as câmeras.

Na região do Gorges du Tarn a primeira opção não é permitida, assim optamos pelo Camping Municipal de Le Rozier.

Existem muitos campings na região e no site camping france é possível encontrar várias opções.

A trip pelo Gorges du Tarn

Nossa viagem pelo Gorges du Tarn foi numa road trip, vindo da região de Chamonix. Chegamos pelo norte, vindo de Saint-Étienne. Dirigimos por diversas estradas estreitas passando por pequenas vilas e ficamos encantados. Parecia que tínhamos mergulhado nos filmes e livros. Nosso plano era chegar de tardezinha e passar mais dois dias curtindo a região e assim fizemos.

Logo na chegada percorremos o vale desde Là Malène até Le Rozier e optamos pelo camping municipal. Como ficamos encantados pelos Gorges, fotografamos até escurecer e ao chegar no camping só tinha um segurança. O escritório estava fechado e não foi muito fácil conseguir um lugar. Eu falo inglês e espanhol e arranho um pouco de francês. O segurança era só francês e sem muita vontade. A sorte é que na minha frente tinha um holandês tentando negociar com ele. Uma característica dos lugares que ficamos é deixar um documento como garantia de pagamento. Eu já estava habituado a isso e o holandês brigava para não deixar. Entendi o motivo da discussão e rapidinho entreguei meu documento conseguindo a vaga sem muita mímica.

 

Belezas do Gorges du Tarn

Aventuras no Gorges du Tarn
Canoa no Gorges du Tarn

Após uma ótima noite de sono aguardamos a abertura do office. Fiz o check-in e voltei com boas dicas de onde comer o melhor pão da região, comprar o guia de escalada local e alugar uma canoa para o primeiro dia. Assim, seguimos para Là Malène onde alugamos uma canoa (que para nós parecia um caiaque =D) e descemos o rio tarn até Pas de Soucy. Para completar a aventura, seguimos para o Point Sublime e vimos o sol ir embora, a lua nascer e brindamos com um bom vinho da região.

Depois de uma primeira experiência incrível, outra noite de sono maravilhosa, era hora do segundo dia. Escalar naquela região é muito legal. A rocha dolomítica tem uma aderência muito boa e ótimas agarras. Sem falar no visual do rio ao fundo que nos fazia parar e ficar admirando. Como só tínhamos um dia, escolhemos o setor de La Musé. Localizado perto de Le Rozier, debruçado sobre a estrada e com o visual do rio. Um setor de vias esportivas, curtas, mas muito legais. Assim passamos o dia nos divertindo e nos despedimos do belíssimo Gorges du Tarn.

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta