Hostel Picus – Refúgio de Montanha

Hostel Picus – Refúgio de Montanha

postado em: Dicas | 0

Na expedição do Ponto Alto 10 para o Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira vez que fomos parar no Hostel Picus. Nessa oportunidade nos metemos em uma enrascada pra chegar no cume da Pedra do Sino do Itatiaia e no retorno para o Refúgio o Felipe me deu a dica. "Quando cê chegar nos ovos da galinha cê tem que seguir por um "brejim" que num tem erro não." E não é que no último fim de semana voltei no Itatiaia para treinar para o UTMB e fui parar no mesmo refúgio e na mesma trilha. Nas três horas de corrida não parava de pensar nas dicas do Felipe e em como nos sentimos em casa lá no Picus.

Edinho e Bia hostel Picus
Edinho e Bia relaxando depois do treino no Hostel Picus com a Pedra do Picu ao fundo

Hostel Picus

Localizado no Bairro Engenho da Serra, da charmosa cidade de Itamonte, o Hostel Picus é um típico refúgio de montanha. Fica na BR-354 Rio-Caxambú, entre os km 768 e 769, em frente a pedra do Picu. Saindo da Dutra, siga as placas para Itamonte e após passar a garganta do registro em poucos Km você encontrará o abrigo à sua direita. O Hostel Picus fica a meia hora da Portaria da Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia e a poucos minutos da saída (ou entrada) da Travessia da Serra Fina. 

Uma hospedagem com a cara de abrigo de montanha e com a energia de um casal apaixonado por escaladas e aventuras. O hostel respira o montanhismo e inspira ótimas reuniões e confraternizações. Com quartos de casais, coletivos, cozinhas equipadas e diversos espaços que incentivam o intercâmbio cultural. É uma ótima opção tanto para casais quanto para grupos. E uma surpresa agradável e interessante que vivemos na última fugida pro refúgio foi encontrar um grupo de famílias. Com diversas crianças interagindo e se divertindo sem laptops, video games e eletrônicos.

 

 

 

O que fazer na Região

Parque Nacional do Itatiaia

Como disse, nós descobrimos o hostel Picus por causa da expedição Itatiaia do Ponto Alto 10. Queríamos chegar ao cume do Agulhas Negras, do Couto e da Pedra do Sino e acabamos fazendo isso em diferentes datas.

Serra Fina

Outra oportunidade na qual também desfrutamos do aconchego do hostel foi na Travessia da Serra Fina. Ele fica localizado a cerca de 2km, descendo em direção a Itamonte, do encontro da trilha do sítio do Pierre com a BR Rio-Caxambú.

Serra da Mantiqueira

A região é recheada de picos para serem visitados. Cachoeiras, trilhas e muitos picos de escalada. O Felipe é guia turístico certificado, professor de escalada e conhece a região como a palma da mão. Já escreveu e publicou um guia da região e está trabalhando na segunda edição. E o mais legal, não esconde o jogo. Dá dicas abertamente e explica até você entender. (risos)

Serra Fina Sua casa é o Mundo
Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta