Saiba tudo sobre como escolher a sua Mochila Cargueira

Saiba tudo sobre como escolher a sua Mochila Cargueira

postado em: Dicas | 0

Uma coisa que a gente aprende quando começa a se aventura pela natureza, é que um bom equipamento faz toda a diferença. Entre tantos equipamentos necessário a mochila é um dos principais. Mochila de hidratação, mochila de ataque, mochila cargueira e muitas outras são as opções oferecidas pelo mercado. A verdade é que existe um tipo de mochila para cada tipo de atividade que se pretende praticar. Mas, hoje vamos falar da mochila cargueira

 

Como escolher uma mochila cargueira

Finalidade

As mochilas cargueiras são usadas para diferentes objetivos. Há quem as utilize para aquele mochilão com os amigos de "rolé" pelas cidades do mundo, ou para passar longos dias em um trekking pelas montanhas, há ainda os que utilizam para levar os equipamentos para uma boa escalada.  Dependendo do seu objetivo você deve escolher a mochila cargueira que mais se enquadra com as suas necessidades.

Tamanho

As mochilas cargueiras podem ser encontradas em diversos tamanhos. Há divergência de classificação, porém a maioria das marcas classifica como cargueira a mochila que tem a medida de 50 até 90 litros. Vale ressaltar, estamos falando de litros e não de kg. A medida é de volume, o peso da mochila vai depender do que você opta por carregar dentro dela.

Na hora de escolher a sua mochila cargueira pense no seu peso corporal e no quanto você aguenta levar na mochila, mas para isso, pense no tipo de equipamento que você pretende levar dentro dela. Pois se você é uma pessoa de baixo peso e estatura, mas vai carregar uma bagagem volumosa e leve, nada impede que você esteja utilizando uma mochila com capacidade de suportar muitos litros. 

A dica aqui é conseguir uma mochila cargueira que tenha uma boa variação de litros encolhendo e aumento de tamanho. Muitas marcas trabalham com a medida em litros +10. Assim você consegue uma 50 +10, 60+10 e assim por diante. O que significa que dá para dar aquela aumentadinha na mochila para colocar um volume extra. 

Serra Fina sua casa é o mundoRevestimento

Na hora de escolher a sua mochila cargueira você deve ter em conta o material que é utilizado para a sua confecção. Deve ser um material resistente. É importante ressaltar que muitas vezes a mochila será utilizada em ambientes que necessitam um material que não rasgue com facilidade. A ideia de terminar um trekking com a mochila rasgada e o material espalhado não é muito agradável.

Com relação ao revestimento vale lembrar também da chuva. Muitas cargueiras não são feitas com material impermeável, mas é essencial que você tenha sempre a mão uma capa de chuva que caiba perfeitamente na sua cargueira, caso contrário você pode ter todo o seu material molhado por aquela chuva inesperada.

Costas 

Acolchoamento  adequado e material respirável são a chave quando se pensa nas costas das mochilas cargueiras.
Como normalmente se carrega um peso razoável, por um tempo razoável é essencial que a mochila fique confortável nas costas, encaixando perfeitamente no seu corpo, e permita que você transpire adequadamente mediante um bom sistema de ventilação.

Para além disso, as cargueiras normalmente são compostas por um material rígido na sua estrutura, permitindo que ela se mantenha na forma pretendida. 

Alças e barrigueira

As cargueiras devem ser muito ajustáveis. A quantidade de alças deve ser grande e permitir diversos ajustes em diversas partes dela. Além disso, as alças devem ser acolchoadas e se possível possuir bolsos na barrigueira que permitam acesso fácil àquele item que você precisa ter em mãos. 

A barrigueira deve ser confortável. Grande parte do peso da mochila será distribuído pelo corpo com a ajuda da barrigueira. Um bom ajuste permite que os ombros de quem a carrega não fiquem sobrecarregados.

Serra Fina
keep walking sua casa é o mundo
mochila cargueira
camiseta proteção uv manga longa masculina

 

Minha experiência (Bia)

Confesso que quando comecei a me aventurar não entendia nada de equipamentos. Comecei a fazer trilhas com tênis que eu usava para ir a academia ou correr, usava roupas "velhas" muitas vezes de algodão para ir para a montanha e usava qualquer mochila que aparecia na minha frente para caminhar ou escalar.  

Logo na primeira grande montanha que escalei vi que essa estratégia não ia funcionar. Aos poucos as roupas passaram a ser dry fit, dry run, com proteção UV e tudo mais. Comecei usando os equipamentos do Edinho, pois os equipamentos são caro. Mas aos poucos fui montando meu enxoval. Ainda faltam alguns equipos, mas entre presentes, presentes de aniversário, dias dos namorados e etc, vou completando aquilo que ainda não consegui comprar. 

A mochila que utilizei na minha primeira escalada no Dedo de Deus em Teresopolis-RJ foi a prova de que algo estava errado. Havia na minha casa uma mochila cargueira guardada por muitos anos. Ela tinha surgido de alguma promoção que nem me lembro do que foi. Olhei para ela e achei que um dia precisaria dela. Não era aventureira naquela época, mas de certa forma o mundo outdoor sempre me encantou. Quando organizei a ida para esse dia de escalada pensei logo nela. Precisava levar equipos, comida e objetos pessoais, nada mais adequado. Ledo engano. A mochila era pesada, maior do que o necessário e bastante desconfortável. Foi a primeira e última vez que a utilizei.

Depois disso comecei a usar uma pequena mochila de 20 Litros. A mochila Deuter speed lite 20. Quando precisava carregar mais volume do que conseguia colocar dentro dela me arrumava com as dos amigos. Essa mochila foi uma ótima opção até eu conseguir comprar a minha cargueira.

Hoje uso uma cargueira Ospray de 50 litros (Osprey Women's Viva 50 Backpacke acho ela uma excelente opção. Farei um review sobre ela em breve.  

 

 

material serra fina

 

Resumindo

 

Dicas rápidas:

  • Priorize o conforto, o essencial de uma boa cargueira é não machucar;
  • Praticidade, quantos mais bolsos externos que permitam o fácil acesso a pequenas coisas melhor;
  • Impermeabilidade, nunca esqueça a capa de chuva da sua cargueira;
  • Quando for escolher a sua mochila a parte estética é a menos importante, mais vale uma boa mochila do que aquela que tem a estampa que você mais gosta;
  • Existem ótimas mochilas cargueiras com um design lindo também;
  • Para mulheres existem linhas femininas que possuem o ajuste mais adequado ao corpo feminino;
  • Pesquise, leia tutorias e reviews e escolha a sua companheira de aventuras.
Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta