Parque Estadual dos Três Picos

Parque Estadual dos Três Picos

postado em: Aventuras, Trips | 0

Não me recordo bem como nós fomos parar lá da primeira vez. Mas garanto que é um dos lugares mais incríveis que conhecemos. Fora o cheiro de mato, os visuais incríveis e a boa energia, a cerveja artesanal, o rodízio de pizzas fantástico e a vibe do Sergio e da Rô, do Refúgio das Águas, nos fizeram ficar perdidamente apaixonados por esse lugar.

Edinho e Bia no Parque Estadual dos Três Picos.
Edinho e Bia no Parque Estadual dos Três Picos.

Parque Estadual dos Três Picos

O Parque Estadual dos Três Picos é o maior Parque Estadual do Estado do Rio de Janeiro. Foi criado em 2002 e abrange cinco municípios: Cachoeira de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim.

Bia no Morro do Gato
Bia no Morro do Gato

Os três picos são formados pelo Pico Menor, Pico Médio e Pico Maior. Para entender a dimensão da parada, o Pico Maior é o ponto mais alto da Serra do Mar, com 2.366 metros de altitude (segudo o site Alta Montanha).

Mais conhecido pelos escaladores como Salinas, essa região tem a fama de ser a meca da escalada tradicional no país. Há quem diga que essa fama deu nome a um estilo. Escalar no Estilo Salinas é sinônimo de ascender grandes paredes, com muitas enfiadas e proteções bem afastadas.

Localizado na região serrana do Estado do Rio, o melhor acesso está entre Teresópolis e Nova Friburgo. Tem um clima agradável, normalmente alguns graus mais fresco que na capital. E com a soma desses fatores virou refúgio de montanhistas e da galera que se amarra num trekking. Fato confirmado pela quantidade de Refúgios que existem na região.

Refúgio das Águas

Refugio das Águas
Refugio das Águas

O Refúgio das Águas, do Serginho Tartari, lenda viva da escalada que dispensa apresentações, e da Rôsangela, foi o nosso primeiro destino na região dos Três Picos. E depois da receptividade e da vibe dessa galera não conseguimos mudar o rumo. Nas outras quatro vezes que visitamos a região foi para lá que fomos.

Um refúgio que lembra um hostel, com quartos compartilhados, cozinha coletiva, um rodízio de pizza incrível, uma cerveja artesanal deliciosa e um agradável rio que passa bem pertinho da casa.

Onde fica?

Croqui dos Três Picos

Chegar ao Parque Estadual dos Três Picos não é difícil. O acesso é pela rodovia RJ 130.

Se você vier por Teresópolis, siga pela estrada Terê-Friburgo até o km 46, aproximadamente, saia à direita na placa indicativa para Barracão dos Mendes, São Lourenço. Siga em direção a São Lourenço e saia à direita em Santa Cruz. O Refúgio das Águas é um pouco antes da segunda ponte de madeira.

Do Refugio das Águas para a entrada do Parque Nacional dos Três Picos, siga pela estrada de terra (da segunda ponte de madeira) até encontrar uma bifurcação (pouco menos que 2km). Escolha a direita na bifurcação e siga até encontrar duas porteiras. O caminho é subir à direita. Se o carro não for 4x4 uma ótima opção é seguir caminhando. Caso contrário é possível estacionar no Refúgio do Maraschin. Ali você estará a poucos metros do Vale dos Deuses.

O que fazer?

Edinho no Morro do Gato
Edinho no Morro do Gato

As opções de lazer na região do Parque Estadual dos Três Picos são várias. Vão desde admirar e fotografar a natureza, passando por belas caminhadas, trekking mais forte, escaladas menores e tranquilas no Morro do Gato até verdadeiros desafios com vias de até 700 metros.

Da entrada do parque, uma caminhada tranquila leva ao Vale dos Deuses. Um local agradável, rodeado de verde e com belíssima vista das montanhas locais, área de camping gratuita e excelente local para mantar um acampamento base para seguir para os diversos picos.

As trilhas mais leves, com cerca de duas, três horas, são Caixa de Fósforo e Cabeça do Dragão. Outra trilha bastante visitada mas de dificuldade bem maior é a do Pico Menor. Para acessar os outros picos, a opção é escalando. Nesse caso, uma passada no Refúgio do Serginho é interessantíssima. Ele escala na região desde o início da década de 90. É autor do guia de escaladas da região e conhece cada palmo de pedra.

 

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta