Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia – Ponto Alto 10

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, foi o primeiro Parque Nacional criado no Brasil. Sua origem data de 14 de Junho de 1937. Localizado na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais o parque abrange as cidades fluminenses de Resende e Itatiaia e as mineiras Bocaina de Minas e Itamonte, variando a altimetria de 600 a 2791m no cume da Agulhas Negras. Essa grande variação divide o parque em dois atrativos:parque nacional do itatiaia ponto alto 10

Parte Baixa

Com fácil acesso a partira da Rodovia Presidente Dutra, recebe um grande número de turistas que apreciam atividades ao ar livre, porém não são tão ligados a esportes de aventura. Possui uma fauna e uma flora bem bonita e belas cachoeiras e rios em boas condições para nadar e se divertir.

Parte Alta

Tem o acesso a partir da Garganta do Registro, o ponto mais alto da estrada que liga a Dutra à cidade mineira de Itamonte. O Planalto do Itatiaia é um dos locais mais tradicionais do montanhismo nacional. Com escaladas clássicas, variando desde de trepa-pedras até vias desafiadoras.

Na verdade, belezas a parte o Parna Itatiaia entrou na nossa lista por causa do Morro do Couto, da Pedra do Sino de Itatiaia e do  Pico das Agulhas Negras, respectivamente oitavo, nono e quinto pontos mais altos do Brasil.

Morro do Coutoparque nacional do itatiaia ponto alto 10

O Morro do Couto é o segundo ponto mais alto do Parque Nacional do Itatiaia e o oitavo mais alto do Brasil. Localizado nas proximidades da entrada do Parque (Parte Alta) foi o ponto mais fácil de chegar na Expedição Itatiaia. São apenas 3 km caminhando desde o estacionamento (ao lado da portaria) até o cume do Couto. Porém a vista desse cume é muito linda. Chegamos ao cume com a neblina fechando tudo e para nossa surpresa em poucos minutos o tempo abriu e fomos surpreendidos com o visual.

O caminho é bem simples, só precisa prestar atenção para uma bifurcação à direita um pouco depois do km 1. No nosso tracklog observa-se que caminhamos cerca de 700 metros a mais por essa falta de atenção. Chegando em um sítio de antenas você estará quase no cume, continue andando na direção geral leste e suba pela canaleta numa escalaminhada tranquila, mas delicada. Não é preciso equipamento de escalada porém execute os movimentos com atenção pois são grandes blocos de pedras em alguns momentos bem expostos.

Pedra do Sino de Itatiaiaparque nacional do itatiaia ponto alto 10

A Pedra do Sino de Itatiaia é o terceiro ponto mais alto do Parque Nacional do Itatiaia e o nono mais alto do Brasil. Chegar ao seu cume foi uma aventura cansativa. Foram pouco mais que 21 km num misto de sol e chuva, calor e frio e boas emoções.

Decidimos fazer o percurso iniciando pelo circuito dos 5 lagos até a bifurcação da cachoeira do Aiuruoca. Dali em diante seguimos até os Ovos da Galinha pelo mesmo caminho de quem faz a travessia do Rancho Caído. Daí em diante que o caminho complica um pouco. Por ser pouco frequentado o acesso ao cume não é muito bem sinalizado a partir desse ponto. O ideal é descer em direção ao brejinho e cruzá-lo em direção a montanha. Porém nós tentamos contorná-lo seguindo mais à frente pelo caminho da travessia e acabamos enrolados num capim de mais de 2 metros de altura. Depois de rodar mais quase 2 km tentando entender o tracklog que estávamos seguindo resolvemos atravancar o mato e aí funcionou. ( olhando nosso tracklog atravancamos a partir do km 9 )

Tocando pra cima conseguimos localizar alguns totens e nossa vida melhorou. Até a chuva que caía fininha deu uma trégua e chegamos ao cume. Um visual sensacional, observando a Asa de Hermes e a face leste do grandioso Agulhas Negras.

parque nacional do itatiaia ponto alto 10Para voltar evitamos o caminho da ida e tocamos reto em direção ao Abrigo Rebouças, voltando à portaria pela estrada. No total foram desgastantes 9 h e 20 min. Tempo que seria encurtado se fosse na época que é autorizado ir de carro até o Abrigo Rebouças.

Agulhas Negras

Com 2791 m o Pico das Agulhas Negras não só é o mais alto do parque como também o é do Estado do Rio de Janeiro, sendo o quinto do país. De uma beleza ímpar a montanha se destaca na região pela altimetria e pela beleza. A Expedição Itatiaia, do Ponto Alto 10, estava planejada para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de março de 2016. Porém, voltando do Parque no dia 25 uma tempestade muito forte desabou na região, eliminando a possibilidade de realizar a escalada no dia 26. A solução foi descer para Resende e dedicar nossas preciosas horas para o paraquedismo.parque nacional do itatiaia ponto alto 10

O maciço do Agulhas Negras possui quatro cumes: Pontão Sul e Norte, Chapada da Lua e Itatiaiaçu (mais alto). Nossa ideia inicial era realizar a travessia longitudinal, passando pelos quatro cumes. Com o insucesso da escalada no dia 26 adiamos a data e voltamos para realizá-la em 14 de maio de 2016.

Desgastados dos outros projetos UltramaratonaTriathlon e ressabiado de guiar à vista um projeto audacioso, resolvi ser mais prudente e com o aval da Bia fomos para o feijão com arroz. Concluir o Itatiaia do Ponto Alto 10 guardando a Longitudinal na fila dos sonhos.

Nossa escolha foi a tradicional via Pontão Ricardo Gonçalves, o que facilitou muito nossa aventura. É a via mais fácil, com uns dois lances de escalada graduado em 2º. É um mix de escalaminhada, rampas, trepa-pedras com um trecho dois trechos onde precisa proteger com corda. Um após sair da segunda rampa e outro para chegar até o livro de cume. A via termina no cume do Cruzeiro, para chegar até o Itatiaiaçu a gente faz um rapel de alguns metros e escala uma viazinha bem protegida para chegar ao cume.

cume agulhas negras sua casa é o mundo - ponto alto 10Chegar ao cume do Agulhas Negras não foi tão cansativo quanto à Pedra do Sino de Itatiaia, nem tem um visual tão bonito quanto o do Morro do couto, mas o fato de ter trechos de escalada tornou a nossa aventura mais gostosa e fechou com chave de ouro mais essa etapa do Ponto Alto 10.

Dicas do Parna Itatiaia

Quando ir

O melhor período para visitar o Planalto do Itatiaia é no inverno. Em que pese ser uma região fria e nessa época esse frio é ainda mais intenso, é quando o tempo está mais seco e estável.

Como chegar

O acesso ao Planalto do Itatiaia, ou Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia, como também é conhecido, se da pela Portaria conhecida como Posto do Marcão, ou Posto 3. Para chegar lá, vindo pela Dutra, siga placas que indiquem a saída para Itamonte – MG. Você vai pegar uma rodovia de mão única, numa serra, até chegar na Garganta do Registro, quando deve-se virar a direita seguindo numa estrada de terra. parque nacional do itatiaia ponto alto 10

 

Condições Necessárias

Muitas trilhas e caminhadas do Parque Nacional de Itatiaia não precisam de guias. Existem passeios tranquilos que não oferecem riscos. Porém, se o visitante pretende se aventurar mais é necessário ter um bom preparo, ter conhecimento em atividades de montanha e em orientação, além de ter os materiais adequados. GPS, lanterna de cabeça, água e comida são itens indispensáveis pra essa região. A não ser que tenha contratado um guia experiente.

Necessidade Guia

Como dito no item anterior, se o grupo pretende experimentar o contato com as montanhas, passar um fim de semana praticando atividades outdoor ou ainda desenvolver atividades que já domina, a estrutura do Parque Nacional do Itatiaia não obriga a presença de guia pra nenhuma atividade. Porém se o desejo é experimentar algo além da sua capacidade, contrate um guia.

Não concordamos com algumas atividades que temos visto em nossas andanças. Entendemos que em atividades de montanha uma pessoa é capaz de gerenciar, no máximo, cinco pessoas. Em situações normais, sem incidentes ou acidentes, esse número pode ser até triplicado, mas acreditamos que com segurança não se brinca.

Se você pretende experimentar atividades novas e busca uma aventura segura, fale com a gente no contato@suacasaeomundo.com.br e indicaremos pessoas com essa filosofia.parque nacional do itatiaia ponto alto 10

Preservação

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos Parques mais limpos e organizados que conheço. Com regras claras e específicas que contribuem para o conhecimento dos visitantes bem como para a segurança. Na entrada, o visitante recebe um mapa e explicações sobre o local, bem como existe um limite de horário e de quantidade de pessoas para os atrativos. Por exemplo, se a pessoa deseja ir ao Pico das Agulhas Negras ela precisa passar pela Portaria antes das 10 da manhã. Além disso, caso já exista mais de 80 pessoas nessa via ela não será autorizada a realizá-la.

No site do Parna Itatiaia existem diversas informações úteis para contribuir com sua estadia. Respeitando a natureza, seus limites e daqueles que estão a sua volta a sua visita nesse paraíso nacional será inesquecível.

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta