Pedra Bonita

Pedra Bonita

postado em: Aventuras, Brasil, Outdoor | 0

Para aqueles que gostam do contato com a natureza, de visuais maravilhosos e de respirar ar puro, porém não estão acostumados a uma atividade física muito intensa, a Pedra Bonita é o destino.

Pedra Bonita
Vista da Pedra Bonita à noite.

Localizada entre os bairros de São Conrado e Alto da Boa vista, ao lado da rampa de vôo livre, esse grande platô nos proporciona uma vista muito bonita. De frente para o mar, temos à direita a Barra da Tijuca, mais ao centro a Pedra da Gávea, com a face do “imperador” voltada na nossa direção, deslocando a vista para a esquerda passamos pelo bairro de São Conrado, Rocinha e morro Dois Irmãos. Atrás do Dois Irmãos, temos a zona Sul.

Quando ir? O que levar?

Assim como a trilha da Pedra da Gávea a única condicionante para a realização da trilha é a previsão do tempo. Com chuva a trilha fica escorregadia. Porém, por vezes, olhando do nível do mar o tempo parece estar nublado e, quando se chega lá em cima, nos encontramos acima das nuvens.

Pedra Bonita Nublado
Vista da Pedra Bonita em dia nublado. Favela da Rocinha e Morro dois irmãos.

Durante os finais de semana e feriados, a partir das 8 horas da manhã, existe um fluxo intenso no caminho da pedra bonita devido a Rampa de vôo livre. Torna-se difícil subir de carro aumentando, consideravelmente, a dificuldade dessa atividade. Aliando a isso o fato do visual do nascer do sol ser apaixonante, recomendo que a trilha seja realizada antes da chegada do astro-rei.

familia
Família vendo o nascer do sol na Pedra Bonita.

Sugiro que evite bolsas laterais, utilizando uma mochila o peso fica dividido entre os dois ombros facilitando o equilibrio. Ao separar o material a ser levado lembre-se da hidratação. Considere conduzir água e isotônico a vontade. O peso a ser carregado valerá a pena. No caminho não existe ponto de água potável. Barras de cereais, frutas secas e sementes são leves, fáceis de conduzir e oferecem uma boa quantidade de energia. Outra opção é organizar um pique nique. Mas, por favor, respeite a natureza e traga o seu lixo de volta.

Como chegar?

como chegar
Como chegar na Pedra Bonita de carro.

A trilha também faz parte do Parque Nacional da Tijuca, no Setor Pedra da Gávea/ Pedra Bonita. Está localizada no acesso a rampa de vôo livre. Vindo de São Conrado, você estará na estrada da Gávea, preste atenção a direita e após passar pelo Mercado Zona Sul entre na Estrada do Joá, pegando um pequeno pedaço dessa estrada até a rotatória, vire a direita e você estará na Estrada das Canoas. Dirija por cerca de 10 minutos e encontrará a esquerda o acesso a rampa de vôo livre. Vindo pelo Alto, na R. da Boa Vista, entre na R. da Gávea Pequena (a saída que conduz para São Conrado) e depois entre na Estrada da Pedra Bonita, conduzindo até o acesso para a rampa de vôo livre.

No acesso a rampa, você fará um zigue e zague com o carro e quando chegar no primeiro estacionamento verá uma casinha a direita. Pronto. Chegou. Estacione e caminhe para essa casinha, a trilha começa a esquerda da pequena construção.

É uma trilha fácil e pequena. Se a fizer com grande velocidade levará cerca de vinte minutos. Muito devagar pode chegar a 1 hora de caminhada. A trilha é larga. Começa por uma escada de pedras grandes e mais a frente passa a ser de terra batida com algumas escadas de raízes. Não existem bifurcações e a mata atlântica nos proporciona uma agradável sensação ao respirar. Curta a trilha e lembre-se, sempre, de respeitar a natureza.

Deixe uma resposta