Ponto Alto 10 – Pico da Neblina (adiado)

Ponto Alto 10 – Pico da Neblina (adiado)

postado em: Ponto Alto 10 | 0

O Pico da Neblina está localizado na Serra do Imeri (Planalto das Guianas, norte do Amazonas, fronteira entre Brasil e Venezuela). É o ponto mais alto (ponto culminante) do território brasileiro com 2.993,78 metros. O parque abriga os picos da Neblina e 31 de Março, que, respectivamente com 2 993,78 e 2 972 m de altitude, são as duas montanhas mais altas do Brasil. Com uma área de 2 252 414,68 ha, equivalente a 22 524,15 km², o parque possui um perímetro de 1 040,60 km. Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio). 

O Parque Nacional do Pico da Neblina situa-se em Terra Indígena Yanomami e está em processo de estruturação para receber a visitação. Entramos em contato com os órgãos competentes e não conseguimos as autorizações necessárias para entrar no Parque dentro do prazo do nosso Projeto.

O parque está fechado para visitação desde 2003 por recomendação do Ministério Público Federal e determinação do Ibama. Uma medida visando impedir a degradação ambiental e a violação dos direitos dos Yanomami.

Quando demos início ao Projeto Ponto Alto 10 já sabíamos das dificuldades com relação ao acesso ao Parque, porém acreditávamos que seria possível a ascensão. Mas, após descobrirmos que só seria possível chegar ao local sem a autorização dos órgãos competentes optamos por adiar o término do Projeto.

Diante de tudo isso, aguardamos ansiosos a liberação do acesso ao Parque para podermos concluir o Ponto Alto 10 e dividir com vocês todo o material que coletamos.

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta