Previsão do tempo nas montanhas

Previsão do tempo nas montanhas

postado em: Dicas | 0

A previsão do tempo nas montanhas

Ter o conhecimento da previsão do tempo nas montanhas antes de realizar uma Expedição é um dos fatores primordiais para um bom planejamento. Tendo a atenção, é claro, de que uma previsão é uma estimativa do que estar por vir. É impossível prever o que estar por vir, o que é feito é um estudo dos eventos que estão acontecendo e prever o que virá no futuro.

O homem, no decorrer de sua evolução desenvolveu diversas maneiras de tentar entender a natureza. É difícil definir qual a melhor das ferramentas para previsão do tempo. O conhecimento empírico, do cotidiano, de um habitante local que acompanha as mudanças climáticas de uma região específica, por vezes, é um dos melhores indicadores. Em outras situações observar a variação da pressão no GPS pode salvar o acerto da próxima decisão.cabecalho

Como é feita a previsão do tempo

A previsão do tempo nada mais é que a análise de diversos “sinais” observados na natureza. Esses “sinais” são captados de diversas formas: estações meteorológicas, satélites, entre outros. Da análise desses dados os meteorologistas tiram suas conclusões e divulgam conforme o interesse.

Para Expedições a lugares remotos, onde há dificuldade para a captura desses dados para análise é mais difícil de encontrar previsões meteorológicas gratuitas, porém sobre a previsão do tempo nas montanhas do Brasil não temos esse problema.

torres del paine sua casa é o mundo
Foto: Tuca Abreu

Onde encontrar previsão do tempo nas montanhas

Existem alguns sites confiáveis para acompanhar a previsão do tempo em geral. Utilizamos muito o weather.com e o climatempo.com.br. Mas quando o assunto é previsão do tempo nas montanhas a coisa complica um pouco. Por vezes encontramos a previsão para as cidades mais próxima mas devido a diferença de altitude pode estar chovendo lá em baixo e na montanha estar um clima bom. Para evitar esses casos corremos pro Mountain Forecast.

Mountain Forecast

O Mountain Forecast é um banco de dados com mais de 11200 picos registrados para escaladores e montanhistas. E tem a particularidade de fornecer a previsão do tempo em diversas altitudes da mesma montanha. Por exemplo, se optar por ver os dados da Pedra da Mina será disponibilizado uma leitura a 2797 m, uma a 2000 m e outra a 1000 m.

Com uma interface bem simples também funciona como uma espécie de rede social, onde as pessoas adicionam relatos/dicas, tornando-o mais completo e cheio de dados interessantes sobre as montanhas. Como melhor época para se escalar, cidade ideal para aproximação/logística e notas sobre a escalada.

O Mountain Forecast nos da 3 previsões por dia (manhã/tarde/noite) com uma imagem (sol,nublado,chuva), a direção e intensidade do vento, um resumo escrito, probabilidade de neve e chuva, temperaturas/sensação térmica e a altitude de congelamento (a grosso modo altitude onde, naquele dia, as poças de água se congelam). Além disso, observamos um gráfico com as altitudes, uma linha azul referente a altitude de congelamento e as temperaturas correspondente às altitudes. Em baixo o horário do nascer e do pôr do sol.

mountain forecastNa imagem ao lado um exemplo da Pedra da Mina, com a leitura realizada para 2797m. Analisando sexta-feira dia 20 de manhã, concluímos que fará sol; rajadas de vento de oeste para leste com intensidade de 10 km/h; sem neve e chuva; temperatura entre 9 e 8 graus celsius com sensação de 7; altitude de congelamento de 4250. Analisando o desenho mais abaixo é possível checar a temperatura de 12°C para os 2000 m  e 17°C para os 1000m. Nascer do Sol  6:26.

Tão importante quanto entender as previsões, buscar os dados e se planejar é sempre estar preparado para o pior. Anorak, gorro, buff e luvas acompanhados de uma bebida quente nunca fazem mal em uma mochila de montanha.

Bons ventos!!!

 

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Deixe uma resposta