Um refúgio de escalada na ilha de Hvar

Um refúgio de escalada na ilha de Hvar

Ah a Croácia… Que lugar sensacional!!! Como dissemos no post sobre a ilha de Cres: “A Croácia é um país irado! Localizado na peninsula balcânica, à leste da Itália, também banhado pelo mar Adriático, faz fronteiras com Eslovênia e Hungria ao norte, com Sérvia e Bósnia à leste e Montenegro ao sul. Apesar de integrar a União Européia desde 2013, sua moeda ainda é o Kuna (Kn). Praticamente em todos os lugares é possível realizar compras com Euro, porém algumas lojas não aceitam moedas (não conseguem trocar nos bancos). Ainda que seja um país “novo”, se tornou independente da Iugoslávia em 1991. Por ter integrado diferentes impérios ao longo da sua história é uma região muito rica culturalmente, mas acreditamos que poucas pessoas vão à Croácia em busca de museus. O que realmente interessa são as belíssimas ilhas e parques nacionais.” Tendo isso em mente, após explorar a não tão famosa ilha de Cres o próximo pico era a ilha de Hvar.

chegando em HvarHvar

A ilha de Hvar é uma das mais famosas do país. Localizada na região da Dalmatia, é a ilha mais indicada pela maioria dos turistas que visitam a Croácia anualmente. Devido a sua posição geográfica, tem um índice pluviométrico baixíssimo o que lhe garante a fama de ser a ilha mais ensolarada do país.

A ilha tem aproximadamente 70km de extensão no sentido leste-oeste. É um destino perfeito para os amantes de belas praias. Para aqueles que também buscam paqueras, festas e baladas, a melhor pedida é ficar na cidade de Hvar. Há quem diga que Hvar é a Ibiza do futuro. O bar Hula hula e a balada Carpe Diem são dois destinos imperdíveis para esse público.

foto
Foto de visit-hvar.com

Como chegar

Para chegar na Croácia, saindo do Brasil, não tem vôo direto. É preciso fazer uma escala em outro país europeu. Se for uma viagem exclusiva para ir à Hvar a melhor opção é pegar um vôo para Split e de lá pegar um ferry boat. No site da empresa Jadrolinija é possível ver os horários e os portos de partida/chegada dos barcos.

Se você estiver viajando de carro pela croácia, a opção mais barata é pegar o barco em Drvenik (continente) e ir para Súcuraj (Hvar). Nessa opção você chega no extremo leste da ilha e precisa atravessá-la para chegar nas cidades principais da ilha de Hvar: Hvar (cidade), Jelsa e Stari Grad.

Farol de Sucuraj
Farol de Sucuraj

Cliff Base

Para nós a ida à Hvar estava ligada a outro objetivo. O que motivava aquela viagem era conhecer o Cliff Base. Um Refúgio de montanha, encravado na pedra, construído na beira do mar Adriático. É um espaço com 100 vias de escalada, albergue, vinho e comida orgânicos e uma energia incrível.

cliff base hvar

O Cliff Base está localizado no sul da ilha, na vila de Sveta Nedjelja. É um verdadeiro paraíso.

30 anos atrás, Miro, um pacato sujeito da Eslováquia aportou por essas terras e com um cuidado especial vem cultivando as belas uvas que dão origem ao delicioso vinho orgânico produzido no refúgio, administrando o local, o albergue e as 100 vias de escalada existentes no “seu quintal”. São vias curtas, não passam de 60m, variando entre 5º e 10º da graduação brasileira.

Para a galera da escalada, além das vias catalogadas também há ótimas opções para a prática do psicobloc. Algumas pedras mais baixas, perfeitas para o início na modalidade, estão localizadas em uma piscina natural no pequeno “porto do Miro”. Para os que já curtem a atividade existe um paredão maior com uma leve inclinação negativa que faz valer a brincadeira. Um curioso fato é que com a transparência da água a visibilidade altera a sensação de profundidade dando um up grade no fator “psico” da escalada sem cordas.

familia climb

Piscinas naturais, caiaques, slackline e snorkel também estão presentes para aumentar o leque de diversão. Um local perfeito para estar com a galera ou com a família, curtindo a natureza, desfrutando da atmosfera local e praticando esportes.

O local não é grande, a opção do Miro para manter o atendimento adequado e o fluxo de pessoas agradável foi definir que a quantidade de visitantes por dia fosse limitada. Deve-se fazer contato pelo site com antecedência e reservar a sua visita. Durante as altas temporadas (verão europeu) esse pico bomba muito, o que pode ser um fator complicador para encontrar a sua vaga.via normal

Resumindo

  • O Cliff Base é um local sensacional para aqueles que amam a escalada e a natureza;
  • O local é aconchegante e tem um ambiente familiar, descontraído e amigável;
  • O visual é simplesmente incrível, com águas cristalinas e vias belíssimas;
  • Para chegar, pegue um ferry para Hvar e dirija para Sv Nedjelja; e
  • Reserve com antecedência pois a quantidade de pessoas/dia é limitada

Para finalizar um vídeo do cliffbase.com mostrando esse pedaço do paraíso na belíssima Hvar:

 

 

 

Deixe uma resposta