Rotina de treinos de uma Triatleta

Rotina de treinos de uma Triatleta

postado em: Bia Carvalho | 0

Essa semana estou iniciando a minha 18ª semana de treinos para a minha meta maior que é completar o Ironman 70.3 do Rio de Janeiro no dia 6 de novembro de 2016. Confesso que a rotina de treinos de triatleta não é uma rotina muito simples. Se virar para treinar 3 modalidades esportivas, saber o que fazer nas transições, manter uma rotina de exercícios funcionais para que o corpo continue forte e se evite lesões, é tarefa que exige bastante tempo e dedicação.

Até a 10ª semana de treino eu estava bem focada para o meu primeiro desafio que o foi a prova do Rio Triatlon na distância olímpica. Depois de concluir essa etapa realizei algumas travessias na montanha do projeto Ponto Alto 10 e a minha treinadora deu um foco maior para a minha corrida.

triathlon - evoluindo os treinos

A corrida é sempre muito desafiadora pra mim. Tenho dificuldades em manter um ritmo muito rápido e alguma coisa que me bloqueia em desenvolver melhor essa modalidade. Mas essa questão vou explorar melhor com vocês em outro post.

O relevante é que no meio dessa jornada da busca da realização do sonho do Triathlon resolvi me juntar ao Edinho em uma corrida que ele vai realizar na próxima sexta feira dia 01 de julho. Ele vai encarar os 235 km da UAI – Ultra dos Anjos Internacional – que acontece em Passa Quatro/ MG. E eu me inscrevi para iniciar essa corrida com ele na menor distância possível que são 25 km. Confesso que não estou tão preocupada com essa prova por não se tratar do meu foco principal. Caso contrário estaria apavorada.

Não tem sido fácil para mim manter a rotina de treinos com a mudança da estação. O frio apertou mais que o normal aqui no Rio. Sair para correr na orla com o vento soprando no final da noite ou de manhã cedo quando o sol mal nasceu é complicado. Assim como sair para pedalar na madrugada, antes do sol nascer e no frio. Assim como nadar na piscina gelada não é tarefa que me agrade muito. Acabei muitas vezes optando pelos treinos indoor. Entre pedaladas no rolo e corridas na esteira fui me virando no ultimo mês de treinos. A natação quase não rolou. Consegui ir para o mar aos sábados com o Bruno, da Bruno Treinos, movida pelo amor ao mar e pelo grupo que unido vai se dando forças para superar as dificuldades.
rotina de treinos de triatleta

Mas, sabe o que mais me intriga nisso tudo? Não tenho vontade de desistir. Não tenho vontade de parar de treinar essa modalidade tão desgastante, mas de alguma forma tão encantadora. Sei que meu ritmo de treinos vai ter que voltar a ser intenso. Não poderei mais pensar no frio e terei que encarar a brisa gelada matinal para poder me preparar adequadamente para a conquista do meu sonho. Ainda não sei até aonde vou com essa modalidade esportiva. Mas, sei que não me vejo mais num ritmo leve de treinos. O esporte faz parte da minha vida de uma forma muito intensa. E pensar que a uns 4 anos atrás eu estava iniciando na atividade física com o treinamento funcional e sequer passava pela minha cabeça ser possível participar de qualquer competição maior que 5km de corrida no aterro do flamengo… Hoje eu estou aqui, transformando sonhos em realidade!

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta