Triathlon – os primeiros passos

Triathlon – os primeiros passos

Hoje completei a oitava semana de treino de triathlon. Posso dizer para começar que não foram semanas fáceis, mas eu já esperava que fosse dessa forma.

bia sua casa é o mundo

      Como já comentei aqui, o meu objetivo com esse esporte é completar um Ironman 70.3 no final desse ano. Para isso me programei para fazer pelo menos um triathlon olímpico antes dessa prova tão esperada. As provas esportivas no Rio de Janeiro estão com o calendário bem apertado em função das olimpíadas e a prova que encaixou melhor pra mim foi o rio triathlon, a principio programado para o dia 22 de maio. Porém, fui pega de surpresa com o adiantamento da prova para o dia 8 de maio.

     Pode parecer pouca diferença, 2 semanas de adiantamento de prova, mas confesso que para mim 2 semanas de treino significam muito. Estou começando agora na modalidade e cada semana é essencial para o aprimoramento da minha técnica e fortalecimento da minha musculatura para as atividades. Cheguei a pensar em desistir dessa prova, mas conversei com a Viviani, minha treinadora, e com o Edinho e juntos optamos por manter a ideia de realizar a prova. Não vai ser uma prova fácil, o calor no Rio ainda está muito forte e eu ainda preciso evoluir muito na corrida e no ciclismo, mas vai ser uma ótima oportunidade para treinar o psicológico e conhecer o funcionamento da prova.

    Desde que soubemos da mudança da data os meus treinos ficaram mais puxados. Acabou a molezinha de treinar no spinning durante a semana e a corrida ficou mais puxada também. Meu treinos semanais hoje giram em torno de corrida e funcional às segundas e quartas, bike e natação às terças e quintas, sexta off, natação no mar aos sábados conjugado com corrida ou bike e domingo sempre rola corridinha e bike também dependendo do treino do sábado. Confesso que essa rotina de treinos mudou um pouco a dinâmica do meu dia a dia que hoje se resume a acordar, treinar, trabalhar, treinar e dormir. Nos fins de semana não tenho muita energia para acompanhar meu namorado nos sambas até tarde ou para dar a atenção que gostaria para as minhas amigas até mesmo em datas festivas como aniversários e comemorações. Mas acredito que isso faz parte de qualquer conquista.

    O treino de triatlon exige dedicação e disciplina e isso é um motivo importante de por que praticar a modalidade. Acredito que o esporte ajuda muito na minha evolução pessoal. No esporte aprendo a me conhecer melhor, aprendo a superar meus medos e ter garra para correr atrás de tudo que acredito na vida.

bia triathlon    Subi numa bicicleta contra relógio pela primeira vez na vida em fevereiro e dia 01 de março iniciei meus treinos, confesso que tive mais medo de subir na bike e pedalar do que senti muitas vezes no paraquedismo ou numa escalada. Hoje é até estranho falar isso, mas foi a real sensação do momento. Pânico! Se alguém naquele dia tivesse me dito que em 8 semanas eu completaria meus primeiros 75km de ciclismo a uma velocidade média de 29km/h, eu definitivamente não acreditaria. Hoje tenho muito prazer em pedalar. É claro que esse prazer não rola todo treino. Muitas vezes estou cansada para sair para treinar e acho um saco ficar dando inúmeras voltas no mesmo lugar para completar o tempo ou a quilometragem marcada na planilha. Mas são exatamente esses treinos os mais importantes, esses que saem bem feitos mesmo sem vontade, ou os que saem mal feitos porque o corpo não corresponde legal, mas saem. Esses são os treinos que nos fortalecem física e mentalmente para os momentos difíceis da prova e da vida.

    Hoje o que posso falar sobre essa etapa dos meus treinos para a realização do meu sonho é que a minha evolução é notável, que tenho certeza que preciso treinar muito ainda, que estou muito cansada, mas muito feliz e certa de que as nossas conquistas são construídas com muito suor, foco, força e fé. Vamos que vamos que é só o início de muito que ainda está por vir. Ansiosa pela prova de maio.

Bons ventos galera!

bia carvalho sua casa é o mundo

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

2 Respostas

  1. ALISSON
    | Responder

    BIA NAO TE CONHEÇO MAS POR ESTAR COM UM GRANDE AMIGO SEI QUE E ESPECIAL LI VARIOS POST DE VCS E ME AMARRO NESSA PARADA DE AVENTURA .MUITO BOM SEMPRE ACOMPANHO O SITE.

  2. Bia Carvalho
    | Responder

    Obrigada pelo feedback, Alisson! Abraços

Deixe uma resposta