Workshop de fotografia com Gabriel Tarso

Workshop de fotografia com Gabriel Tarso

postado em: Bia Carvalho | 0

No último fim de semana tive a oportunidade de participar do workshop de fotografia com Gabriel Tarso, organizado pela galera do Gente de Montanha no Hostel Picus. Foram momentos incrÌveis e eu vou contar um pouco aqui como foi essa experiência.

Programação

Primeiro dia (sexta feira)
WS Fotografia
Foto: Gabriel Tarso

Início 19h com a apresentação do grupo, equipamentos pessoais e etc.

Segundo dia (sábado)

7h café da manhã;

9h Teoria
– O que é fotografia relação Montanha X Fotografia
– Conhecendo os equipamentos – Diferença das câmeras digitais
– Composição. Nem sempre as melhores fotos estão no cume
– Explorando o modo manual da sua câmera digital

– Controle de exposição e diafragma

WS Fotografia
Foto: Gabriel Tarso

– Filtros
– Pós produção- Outros assuntos
11h Preparação de equipamentos para saída e refeição
13h Saída para a pedra furada
– Sessão de fotos de corrida e ação com atleta durante o trajeto
– Luz e baixa velocidade
15h Partida em direção ao cume da pedra furada
– sessão de fotos de corrida e paisagem
– contra luz e uso externo do flash
18h Descida do cume
19h30 Chegada no morro do Camelo

WS Fotografia
Foto: Gabriel Tarso

– Sessão de fotos noturnas
– longa exposição e encenando o ambiente
– uso de equipamentos alternativos como Headlamp para iluminação alternativa
22h Retorno ao Hostel

Terceiro dia (domingo)

7 as 9h café
– manhã livre para tratamento de fotos e pós produção
12h refeição
14h mostra e avaliação do material captado pelos alunos
16h conclusão

 

A decisão e inscrição

Sou bastante iniciante na fotografia. O Edinho é o fotógrafo oficial do Sua Casa é o Mundo e já tem uma larga experiência com fotografia. Eu aproveito para sugar bastanate ele e ir aprendendo com o material que temos em casa. Em paralelo tenho lido alguns livros interessantes sobre fotografia e tenho gostado muito. Quando vimos que haveria o workshop de fotografia com Gabriel Tarso decidimos que seria mais interessante eu fazer o curso para aprender um pouco mais.

Me inscrevi pelo site do Gente de Montanha e desde o início eles foram bem atenciosos. Mandei uma ficha de inscrição e eles entraram em contato para ver se havia necessidade de carona ou que me buscassem na rodoviária.

Organizaram um grupo no whatsapp e logo a galera se organizou para chegar junto e dividir as despesas.

O início das atividades

Na véspera do worshop houve uma mudança de planos na programação que foi bastante interessante. Eles consultaram os participantes e todos conseguiram se organizar para chegar mais cedo. Assim começamos as atividades na sexta de tarde.

Nos encontramos no Hostel Picus base do nosso workshop e partimos para o Morro do Camelo. O Edinho acabou indo com a gente nesse primeiro dia e deu uma ajuda lá como modelo para compormos as imagens.

Pegamos o por do sol com um visual incrível. O Tarso nos deixou livre para fotografar e foi tirando as dúvidas da galera e dando as orientações necessárias. Assim que o sol se pôs nos reunimos e nos apresentamos num local mais abrigado do vento e do frio enquanto esperamos o céu ficar do jeito que queríamos.

Logo o céu estava lindamente estrelado e pronto para mais uma sessão incrivel de fotos. Gabriel Tarso ia nos orientou com relação as fotos noturnas e dando dicas sobre como fazer essa captação. Com uma lanterna e uma barraca de camping foi simulado um ambiente perfeito para fotos incríveis. Voltamos para o Hostel felizes e nos esperava um jantar muito bom acompnhando do quentinho da lareira do hostel.

O segundo dia

No sábado de manhã o Tarso fez a aula teórica tirando dúvidas da galera e dandos algumas ótimas dicas de cuidado do material e de como transportá-lo para locais inóspitos, os portegendo da melhor forma.

Após o almoço partimos para a Pedra furada. Fizemos no caminho algumas fotos do Thiago Gonzaga atleta de trail running que nos acompanhou para ser o modelo do dia. A idéia era fazer fotos dele correndo e conseguir congelar o momento deixando a sensação de movimento.

Esssa é uma foto bem difícil de fazer e confesso que tive muita dificuldade, mas valeu a tentantiva, agora é continuar treinando, usando o Edinho como cobaia, né?! hehehe

 

Edinho Ultra Trail
Edinho curtindo o por-do-sol pós treino. Pedra Furada

Após esse momento partimos para o cume e avistamos um por do sol com uma paisagem fantástica. Foi quando o Edinho chegou, após o treino dele de corrida e novamente deu uma ajudada para a composição de algumas imagens. Esperamos anoitecer e mais fotos das estrelas e do ambiente noturno.

 

O terceiro dia

Domingo como previsto foi dia de editar algumas imagens com a difícil tarefa de escolher 3 delas para apresentar ao grupo. Após a edição o Tarso passou todas elas numa tela grande e foi dando dicas e explicações sobre a composição cores e corte de cada uma delas.

Minhas impressões

Foi muito legal ter essa experiencia. O workshop foi incrivel e as pessoas que tivemos oportunidade de conhecer, nem se fala. O Tarso deu muitas dicas, tirou muitas dúvidas e ainda se colocou a disposição para tirar dúvidas futuras. A Maria Tereza, do Gente de Montanha, foi super solícita e não deixou faltar nada na organização de tudo. 

A maior parte da galera já era muito experiente, alguns profissionais da fotografia, apenas eu e mais duas pessoas, se não me engano, éramos as pouco experientes e que não trabalham com isso. Mas mesmo me faltando alguns conceitos básicos, pude aproveitar bastante e ganhar muita experiencia. Todo mundo muito solícito a ajudar e dividir conhecimento.

Como o Edinho costuma dizer, “Tão interessante, apaixonante e motivante quanto desenvolver esportes em contato com a natureza, talvez até mais, são as relações interpessoais que surgem nessas atividades ao ar livre.” As trocas de ideias, bate papo e momentos compartilhados foram os pontos mais altos dessa aventura.

Eu sou administradora do instagram @mulheresqueescalam e sempre que conheço pessoalmente a galera que compartilha as belíssimas fotos que publicamos lá fico ainda mais motivada. Dessa vez o encontro foi com Marcos Cons, talentoso fotógrafo de Curitiba. Outro trabalho sensacional que conheci nesse Workshop foi o Projeto Dharma do Diretor de Arte Andrei Polesi. Vale clicar no link do Projeto e conferir esse trabalho incrível.

Fiquei muito feliz com o resultado das fotos e por ter feito as minhas primeiras fotos noturnas. Agora me resta pegar a câmera fotográfica e praticar!

Edinho Pedra do Camelo
Edinho modelando na Pedra do Camelo

 

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta