Escalada no Costão de Itacoatiara

Escalada no Costão de Itacoatiara

postado em: Aventuras, Esportes | 0

Além de ser uma praia maravilhosa e ter algumas opções de trekking como a trilha do Costão que já falamos por aqui, Itacoatiara é uma ótima opção para quem gosta de uma boa escalada. Existem vários setores de escalada na região. Nesse post vou falar sobre a escalada no Costão de Itacoatiara, também conhecida como morro Tucum.

Esse morro fica no lado esquerdo da Praia de Itacoatiara. Possui um total de 33 vias que variam do I ao IX grau, segundo o Guia de Escaladas Itacoatiara da Companhia de Escalada.

As vias se dividem entre as vias do lado leste e as do lado Oeste.

Face Oeste

As vias do lado Oeste são as que dão diretamente para a praia de Itacoatiara. Basta caminhar pela areia e "tocar para cima". É interessante ressaltar que a base das vias nesse setor Oeste tem início bem pra cima, sendo necessário subir um bom pedaço da parede até o primeiro grampo. Outro fator que vale ressaltar, é que as vias são bem expostas ao sol. No verão é importante entrar bem cedinho para não fritar os dedos, pois as 10h da manhã o sol já está forte e batendo diretamente na pedra.

Uma via dessa face que gosto muito de escalar é a Luiz Arnoud. Classificada como um 2º III E2 D1 com 200m. É uma via fácil, mas muito gostosa. O visual é incrível e dá para curtir bastante. Tenho um carinho especial pela via também por ter sido a primeira via que eu guiei. Fica a dica aqui para se observar bem o local aonde se encontra o primeiro grampo em um croqui para não se ter tanta dificuldade de achar o grampo e começar a escalada.

croqui costao oeste
foto:pitbullaventura.blogspot.com.br

Face Leste

A face Leste do Costão já tem o acesso a partir da sede do Parque que dá início as trilhas do Costão e Enseada do Bananal. Deve-se seguir a trilha rumo ao bananal e localizar a parede do lado direito da trilha. Não existe uma trilha aberta até a parede, mas dá para caminhar pela mata até chegar na parede e localizar a base da via. Nesta face do morro do Costão o sol bate pela manhã, sendo mais recomendada a escalada de manhã bem cedinho ou no período da tarde.

Essa face apenas escalei no meado do meu curso de escalada. Subi a via Quatro paredes, se não me engano. Graduada como sendo 3º, IV E2/E3 D1 com 165 metros.

croqui face leste
foto: pitbull aventura

A escalada da Luiz Arnoud pelo Edinho

escalada costao itacoaEu não conhecia Niterói. Para falar a verdade estive na cidade uma vez em 2002 para assistir o Botafogo no Caio Martins e nunca mais voltei. Até que um dia o cupido me flechou. Aí a casa caiu e, felizmente, lá fui eu descobrir essa cidade maneiríssima. Foi a Bia, também, que me apresentou #itacoatiradise. Que lugar incrível. Praia e pedra num pico só. Começamos a frequentar com certa frequência e me encantei por uma via de escalada que sobe o costão saindo da praia.

A Luiz Arnoud não é daquelas vias que te desafiam na técnica. É sim uma via linda que te faz curtir cada segundo!

Chegamos bem cedinho, paramos o carro perto da entrada do Parque da Serra da Tiririca e caminhamos até a praia. Colocamos a cadeirinha, preparamos os equipos e tocamos para cima em direção ao primeiro grampo. No início a parede é bem positiva, caminhamos num plano inclinado queimando as panturrilhas e mirando uma mancha negra que a água faz na pedra. É ali que encontraríamos minutos depois o primeiro grampo.

A primeira enfiada foi comigo. Tranquila, bem positiva trabalhei rapidinho e parei para fazer imagens da Bia. Fiz a segurança dela, observando a movimentação e admirando o visu da praia. Quando a Bia me alcançou falei pra ela tocar pra cima e ela assumiu a guiada. A segunda enfiada é onde está o crux (passagem mais difícil da via). Ela trabalhou direitinho e se preparou pra fazer minha segurança.

No trecho final tem uma diagonal pra direita e em alguns lances chegamos ao cume. No início da manhã já tinha algumas pessoas no cume do morro do Tucum, o conhecido Costão. Elas estranham um pouco a chegada de alpinistas e todos ficam olhando. Dá até uma sensação de ser um extra-terrestre.

Fim da escalada, curtimos um pouquinho o visual e descemos correndo pela trilha que leva a portaria do parque. 

 Dicas Rápidas

  • Atenção para a segurança. Se você nunca escalou procure fazer um curso e contrate um guia habilitado;
  • Cuidado com o sol. A proteção solar é muito importante e dependendo do horário não é recomendada a escalada porque pode realmente causar queimaduras nas pontas dos pés e das mãos;
  • Leve uma máquina fotográfica e curta o visual, vale cada segundo!

 

Fonte:

Pitbull Aventura

Guia de Escaladas de Itacoatiara

 

Seguir Bia Carvalho:

Criadora do @mulheresqueescalam. Se amarra nas atividades em contato com a natureza, seja velejando no mar ou escalando montanhas. Encontrou nos esportes uma terapia. Adora compartilhar e incentivar a prática de atividades saudáveis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta