Saiba tudo sobre a Pedra Furada no Jalapão – Tocantins

Saiba tudo sobre a Pedra Furada no Jalapão – Tocantins

postado em: Aventuras, Outdoor, Trips | 0

Dando continuidade a série de post sobre o Jalapão, Pedra Furada no Jalapão - Tocantins.

A Pedra Furada no Jalapão é um monumento natural esculpido pelo processo erosivo, sofrendo grande ação dos ventos e das chuvas.

É um grande bloco de arenito que devido a erosão da rocha possui alguns pontos vazados. O que garante a Pedra Furada esse aspecto peculiar.

Na porção sul dessa formação um desses buracos formou um grande portal. Garantindo uma composição perfeita para fotografar.

 

 

Imagens da Pedra Furada no Jalapão

Como Chegar na Pedra Furada no Jalapão

Pedra Furada no Jalapão
Entrada para estrada de areia da Pedra Furada

A Pedra Furada está localizada a 30 km da cidade de Ponte Alta - TO. Para chegar lá você deve deixar a cidade de Ponte Alta pela sua saída sul, de asfalto. Percorra essa rodovia por cerca de 17 km e você encontrará uma bifurcação. Aí você deve entrar na estrada, seguindo o caminho da esquerda. Nesse momento você seguirá na direção geral leste por aproximadamente 11 km até encontrar um eucaliptal, balizando uma estrada de areia branca, bem fininha. Essa estrada de pouco mais de 2 km o conduzirá à Pedra Furada.

 

Nossa Experiência na Pedra Furada

Como estávamos viajando de bike, nos organizamos para dormir na Pedra Furada. Assim poderíamos observar tanto o pôr-do-sol quanto o amanhecer. Como a Pedra se estende no sentido norte-sul, é possível observar o sol pelos portais durante todo o ano. Uma atenção que se deve ter é que dependendo da estação do ano o sol se esconde atrás da pilastra do maior portal, aí você deve caminhar para o lado norte da pedra e clicar de outro buraco na rocha.

Nossa sorte foi ter encontrado o fotógrafo da região, Clóvis Cruvinel, que nos deu ótimas dicas sobre esses posicionamentos e nos mostrou um excelente ângulo para o pôr-do-sol no mês de dezembro. Mais um desses amigos que fazemos nas aventuras e levamos para a vida.

Foi o Clóvis também que nos disse que certa vez viu uma cobra na região, o que nos fez decidir acampar em frente a Pedra Furada, numa porção de areia onde as empresas costumas estacionar os carros. Uma ótima opção para contemplar o sol e brincar com a sombra da bike projetada na Pedra Furada. 

Pedra Furada no Jalapão
sombra da bike na Pedra Furada no Jalapão

 

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Deixe uma resposta