Saiba tudo sobre os Fervedouros do Jalapão

Saiba tudo sobre os Fervedouros do Jalapão

postado em: Aventuras, Outdoor, Trips | 0

Dando continuidade a série de post sobre o Jalapão, Fervedouros do Jalapão - Tocantins.

Os Fervedouros do Jalapão são pequenas massas de água, com fundo de areia. Nesses locais existem nascentes de água que geram o fenômeno da ressurgência. A pressão da água nascente na areia, deixam as pequenas partículas de areia em suspensão e é impossível afundar.

É muito curioso e interessante viver essa experiência. A força desse fenômeno varia de fervedouro para fervedouro, bem como o tamanho e a tonalidade da água. Em comum eles tem o fato da água ser cristalina e o lugar ser rodeado de vegetação.

 

 

Imagens da Pedra Furada no Jalapão

Como Chegar aos Fervedouros do Jalapão

 

Existem diversos fervedouros na região. Os principais fervedouros do Jalapão estão localizados entre Mateiros e São Felix. Sendo que existe uma grande concentração mais próximo de Mateiros e dois Fervedouros na cidade de São Félix.

Seguindo pela estrada que liga Mateiros a São Félix é possível observar diversas placas indicando a direção dos fervedouros do Jalapão.

Uma atenção especial deve ser dada ao sair dessa estrada principal. Nesse trecho a estrada é muito melhor que no trecho entre Ponte Alta e Mateiros, porém, os trechos entre a estrada e os fervedouros costumam ser de areia muito fina e fofa. O que dificulta consideravelmente o caminho se o carro não for 4x4.

Mateiros

Saindo de Mateiros em direção a São Félix, após 14 km à esquerda você vai encontrar uma estrada de areia de 7 km até o Fervedouro Buriti. De lá, 1,5 km a frente está o Fervedouro do Rio Sono. 

Do fervedouro do Rio Sono, seguindo a estrada de areia por 4km você retornará a estrada de terra. Em menos de 500 metros você encontrará o Camping do Ceiça. Vire a esquerda e percorra 1 km até o Fervedouro do Ceiça das Bananeiras. O primeiro fervedouro a receber turistas na região.

De volta à estrada, seguindo por 7km, à esquerda da estrada você encontra o Fervedouro do Buritizinho. E há 500 metros do fervedouro Buritizinho está a entrada, à esquerda, para o fervedouro Encontro das Águas.

São Félix

Em São Félix existem dois famosos fervedouros. Para chegar a São Félix, você anda mais 30 km na direção norte até a Comunidade do Prata. De lá, o caminho passa a rumar para oeste por mais 20 km.

Já chegando em São Félix você encontrará uma placa e uma entrada à esquerda indicando o fervedouro Bela Vista. Para chegar ao Fervedouro Alecrim, siga até a praça de São Felix e conduza na direção sudoeste por 1,6 km.

Fervedouros do Jalapão
Fervedouros do Bela Vista
Quanto Custa visitar os Fervedouros

O preço de visita aos fervedouros varia entre R$10,00 e R$20,00. 

Nossa Experiência nos Fervedouros do Jalapão

Uma viagem no estilo bikepacking nos proporciona liberdade de ficar o quanto desejarmos em alguns atrativos, porém nos limita em questão de tempo de deslocamento.

galera no fervedouro
galera no fervedouro

Considerando que o mais importante do Jalapão fica na região de Mateiros, nos organizamos para passar bastante tempo por ali. E os fervedouros do Jalapão foram nossas prioridades desde o planejamento da viagem.

Respeitando a ordem dos fervedouros no mapa, de sul para norte, visitamos: Fervedouro do Buriti, Fervedouro do Ceiça, Fervedouro do Mumbuca, Fervedouro do Encontro das Águas e Fervedouro do Bela Vista.

Cada um deles com uma beleza específica e peculiar. Não se pode disser que fervedouros são todos iguais. Todos são impressionantes mas a forma de sua margem bem como as plantas que o circundam conferem um charme específico a cada um. Uma forma de identidade.

Adoramos a experiência, nos encantamos com essa beleza natural e nos surpreendemos com o fenômeno da ressurgência.

Visite, conheça, você vai adorar!

 

Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Deixe uma resposta