Serra do Espírito Santo no Jalapão

Serra do Espírito Santo no Jalapão

postado em: Aventuras, Outdoor, Trips | 0

Dando continuidade a série de post sobre o Jalapão, Serra do Espírito Santo no Jalapão.

A Serra do Espírito Santo no Jalapão é um famoso acidente demográfico que lembra um tepui. Aquelas curiosas formações que lembram uma mesa, muito comum na região do Monte Roraima.

Localizado entre as Dunas do Jalapão e a cidade de Mateiros-TO é um belíssimo atrativo para observação do nascer do sol. Outra boa pedida é ver as Dunas de um ângulo diferente.

A trilha de acesso ao cume dessa Serra é tranquila. Porém, chega a variar mais de 200 metros verticais em  menos de 1km de trilha. Não é muito técnica mas tende a ser cansativa para os que a percorrem.

 

serra do espírito santo no jalapão
Serra do Espírito Santo no Jalapão - trilha

 

Como chegar na Serra do Espírito Santo no Jalapão?

A Serra do Espírito Santo está localizada a aproximadamente 8 km do Bar da Benita e a 21 km da cidade de Mateiros -TO.

Serra do Espírito Santo no Jalapão
Serra do Espírito Santo no Jalapão

Para chegar lá, no km indicado abandone a estrada na direção norte em uma estradinha de areia. Após aproximadamente 500 metros você encontrará uma placa do Parque e a trilha de acesso aos mirantes.

No caminho existem alguns bancos de madeira para o pessoal parar e descansar. O caminho da base até o primeiro mirante não da 1 Km, porém é íngrime, vencendo mais de 200 metros de variação vertical. Logo no fim da trilha você vai se encontrar um pequeno platô com outro banco. Siga na direção leste e admire o sol chegando.

Para seguir para o mirante com vista para as Dunas caminhe na direção noroeste até que naturalmente a trilha inflete para oeste. O caminho de 3 km é plano e tranquilo. Sem dificuldades técnicas ou de orientação.

 Quanto Custa visitar a Serra do Espírito Santo?

A Serra do Espírito Santo é mais uma atração gratuita do Jalapão.

 

Nossa Experiência visitando a Serra do Espírito Santo no Jalapão

Nossa viagem pelo Jalapão no estilo bikepacking para gravar um filme merecia um esforço extra. Como na noite anterior esticamos uma rede no Bar da Benita decidimos sair as 3:30 da manhã. A ideia era percorrer os 8km até o início da trilha, tiramos o peso da bike, e encarar a trilha com a magrela na carcaça.

A trilha não é tecnicamente difícil, mas superar a variação vertical, à noite, demandou um certo esforço. Eu e o Leão fomos revezando o peso para agilizar a subida e não perder o espetáculo natural da chegada do sol.

Serra do Espírito Santo no Jalapão
Serra do Espírito Santo no Jalapão

Um fato curioso e pitoresco ocorreu quando saímos do Bar da dona Benita. Os cachorrinhos dela, Lamparina e Cadeado, decidiram nos seguir. Insistimos para eles voltarem mas não teve jeito. Para nossa surpresa eles estavam incansáveis e chegaram a subir a Serra conosco.

Após admirar o sol, fomos ao outro extremo observamos as Dunas e os pequenos sempre conosco. Cadeado, o menor, estava exausto e bebeu desesperadamente a água que ofereci. Encontramos algumas pessoas que passariam pelo bar dela, mas ninguém se prontificou a levar os cachorros. A preocupação passou quando um guia local sugeriu que deixássemos os pequenos em Mateiros, na casa dos parentes de dona Benita.

Descemos a Serra, com bike e cachorros e encontramos a dona Benita desesperada, de carona, em busca dos danados. Sorrimos satisfeitos em devolvê-los a dona Benita com um desfecho feliz para os desgastados cãezinhos.

Serra do Espírito Santo no Jalapão
trilha de bike na Serra do Espírito Santo no Jalapão
Seguir Edinho Ramon:

Fundador

Fundador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental. Sua missão é inspirar compartilhando histórias, fotos e dicas úteis.

Últimos Posts de

Deixe uma resposta